QUESTÕES GERAIS:

QUESTÕES GERAIS:

A inscrição pode ser feita por pessoa jurídica?

Não. De acordo com o item 4.3 do Edital: O proponente deverá ser pessoa física brasileira, maior de 18 anos e que comprove residência e/ ou trabalho nos municípios de Juiz de Fora e região ou Governador Valadares e região.

Para me inscrever no Prêmio, preciso ser artista formado?

Não. De acordo com os itens 4.3 e 4.4 do Edital, o proponente precisa apenas comprovar, no ato da inscrição, experiência ou atuação nos Segmentos Artístico-Culturais previstos, por meio de currículo e apresentação de portfólio – ou seja, pequena descrição de seu trabalho no campo artístico, com texto e/ou imagens, como textos em blogs, publicações, etc, para comprovação de que você tem atuado na área, mesmo que ainda não seja profissionalmente – ou material de divulgação (inclusive em redes sociais). 

Sou amador ou amadora, como faço para comprovar minha experiência em segmentos artístico-culturais? 

De acordo com o item 4.4 do Edital, deve-se comprovar a experiência através do envio de currículo e apresentação de portfólio para comprovação de que você tem atuado na área, mesmo que ainda não seja profissionalmente. 

O que deve ser apresentado no currículo e no portfólio?

O currículo é um documento para apresentar sintética e objetivamente sua trajetória educacional/acadêmica e experiências profissionais relevantes para o processo seletivo a que está se candidatando. É puramente textual e tem por objetivo indicar suas qualificações e competências. Sugerimos elencá-las em tópicos, em um documento de uma página ou, no máximo duas. O portfólio é um recurso visual (com imagens, ilustrações, fotos e vídeos) de apresentação dos trabalhos mais significativos realizados (ou em andamento). É uma forma de mostrar na prática as qualificações mencionadas no currículo. O foco do portfólio é o resultado de projetos, produtos e obras desenvolvidas, para permitir que sejam avaliados aspectos como qualidade do trabalho, estilo e domínio de técnicas.

O que eu posso colocar no portfólio, caso não tenha um trabalho só meu?

Você pode incluir trabalhos de que tenha participado, mesmo que seja apenas como apoiador, porém, especifique qual foi exatamente sua participação no projeto/obra realizado (a).

Em qual formato deve-se anexar o currículo e o portfólio?

Os documentos devem ser enviados em PDF. Lembramos que cada um deve ter no máximo 2MB e há sites na internet onde é possível comprimir arquivos. É possível apresentar o portfólio em vídeo (através da plataforma Vimeo ou YouTube), por meio da disponibilização de link para o mesmo, tomando os devidos cuidados para que o link não expire ou contenha erros, conforme o item 5.3 do Edital.  

Vocês fornecem modelos para a elaboração do currículo e do portfólio?

Não. É possível encontrar modelos e tutoriais para montagem de currículo e portfólio na internet.

Preciso enviar os dois documentos – currículo e portfólio?

De acordo com o item 4.4 do Edital, deve-se comprovar a experiência através do envio de currículo e apresentação de portfólio. O envio dos dois documentos deve ser feito ao preencher o formulário de inscrição.

Posso inscrever mais de uma proposta?

Não. O Prêmio só aceita uma proposta em um único segmento, conforme previsto no item 4.1 do Edital: “Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta em um único segmento descrito no Item 6 deste edital – Dos Segmentos Artístico-Culturais. No caso de mais de uma inscrição pelo mesmo proponente, será considerada apenas a primeira inscrição enviada, sendo as demais desclassificadas”.

Posso me inscrever por correio ou e-mail?

Não. De acordo com o item 7.2 do Edital, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site http://premiojanelasabertas.com.br/inscricoes/, mediante preenchimento e envio do formulário de inscrição e da documentação. Não serão aceitas inscrições por outros meios.

O tempo de duração da proposta é um critério de seleção?

Não. De acordo com o item 8.2 do Edital, os critérios são:

• Originalidade, expressividade e atualidade: até 30 pontos 

• Relevância artístico-cultural e/ou histórica: até 30 pontos 

• Extensão e alcance social: até 20 pontos 

• Clareza e objetividade: até 10 pontos 

• Adequação técnica e exequibilidade de exibição: até 10 pontos  

Há um tempo mínimo de duração do material produzido ou a ser produzido?

Não. De acordo com o item 5. Das Especificações das Propostas  e o subitem 5.1 Material Já Produzido ou Material A Ser Produzido, os mesmos precisam ser apresentados em formato digital com no máximo 60 minutos de duração, à exceção de e-books, jogos, galerias virtuais e afins.

Quais são as especificações técnicas dos vídeos e gravações?

Os vídeos e gravações em geral devem ser apresentados em um só arquivo, de modo a fornecer um link único para o produto completo, conforme o item 5.2 do edital, segundo o qual “deverá ser informado o link de acesso ao material”, no singular. Devem somar 60 minutos no máximo e ter um formato que seja compatível com YouTube ou Vimeo, de acordo com os itens 5.1 e 5.2 do Edital. 

O envio de material deve ser realizado no ato da inscrição?

De acordo com o item 5.2 do Edital, em caso de MATERIAL JÁ PRODUZIDO,  o proponente deve informar o link (e a senha de acesso, se for o caso) em campo específico no formulário de inscrição. As plataformas devem ser Vimeo ou Youtube, à exceção de produtos como e-books, jogos, galerias virtuais e afins. Importante ressaltar que, se for informado link expirado, com erro ou senha incorreta (se for o caso), a proposta será automaticamente desclassificada;

  • Atenção: Item 5.6 do Edital: “As informações sobre os processos necessários para o envio definitivo de MATERIAL JÁ PRODUZIDO ou A SER PRODUZIDO serão comunicadas posteriormente aos proponentes selecionados.
  • De acordo com o item 12 do Edital – Do Cronograma: Envio de link da modalidade “material já produzido” – finalizado para exibição: até 25 de novembro de 2020. Envio de link da modalidade “material a ser produzido” – finalizado para exibição: até 18 de dezembro de 2020.

Em caso de proposta de material a ser produzido, preciso apresentar algo mais concreto no ato de inscrição, como uma prévia do produto? Posso, por exemplo, enviar um teaser de um produto audiovisual?

A modalidade MATERIAL A SER PRODUZIDO será analisada exclusivamente pela proposta apresentada na inscrição, mas é possível enviar uma prévia da mesma inserindo no documento do portfólio uma foto da obra/projeto em andamento ou link que leve à plataforma onde está disponibilizada(o), como o Youtube, por exemplo. Lembramos que, conforme o item 9.3 do Edital, no caso de proposta de MATERIAL A SER PRODUZIDO, caberá ao proponente cuidar para que o resultado final do trabalho seja integralmente fiel à proposta selecionada, sob pena de desclassificação.

Sou servidor/terceirizado da UFJF. Por que não posso participar do Prêmio?

O Janelas Abertas é regido pela Lei Federal 8.666, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, inserindo-se na modalidade de concurso de trabalho artístico. Portanto, deve-se submeter às limitações legais previstas, dentre as quais o artigo 9º da citada Lei, que impede a participação, direta ou indiretamente, de servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação – no caso, a UFJF.

Se eu participar de uma proposta como coautor, fico impedido de me inscrever como proponente individual em outro projeto?

Não. De acordo com o item 4.2 do Edital, a inscrição poderá ser individual, em grupo ou coletivo. No caso de grupos ou coletivos, apenas um dos integrantes será o proponente/responsável, sendo que o mesmo deve ter atuação efetiva na proposta de MATERIAL JÁ PRODUZIDO ou MATERIAL A SER PRODUZIDO. Portanto, integrantes de grupos, coletivos e coautores podem se cadastrar com projetos individuais sem problemas, desde que já não sejam proponentes em projeto inscrito.

Esqueci de anexar um documento ao me inscrever. Posso cancelar e fazer nova inscrição?

Não. De acordo com o item 7.5 do Edital, não será possível realizar alterações após o envio do formulário de inscrição.

Quais são os equipamentos culturais da Pró-reitoria de Cultura da UFJF?

Os órgãos executores da Pró-reitoria de Cultura são Cine-Theatro Central, Forum da Cultura, Museu de Arte Murilo Mendes, Memorial da República Presidente Itamar Franco, Centro de Conservação da Memória, Museu de Arqueologia e Etnologia Americana, Escola de Artes Pró-Música e Centro Cultural Pró-Música. A relação dos espaços e equipamentos disponíveis em cada um e as normas de utilização dos mesmos encontram-se no Anexo 1 do Edital.

Posso usar outros espaços da UFJF?

Sim. De acordo com o item 1.2. do Anexo 1 do Edital, outros espaços da UFJF (Jardins do Campus, Jardim Botânico) poderão ser utilizados para gravações mediante justificativa, solicitação prévia e autorização da PROCULT e/ou demais órgãos competentes da UFJF.

Por quanto tempo eu posso utilizar os equipamentos culturais?

De acordo com o item 1.4 do Anexo 1, o proponente tem 4 horas no total para realizar a gravação de seu projeto em um equipamento cultural da Procult ou da UFJF, incluindo o tempo de produção, gravação e liberação do espaço.

Quantas pessoas posso levar para gravar meu projeto num equipamento cultural da Procult ou da UFJF?

No máximo 10 pessoas, incluindo proponentes, funcionários e equipe técnica, de acordo com o item 1.6 do Anexo 1. Durante as gravações deverão ser respeitadas as medidas de distanciamento social em vigor no momento de sua realização, bem como o protocolo interno de cada órgão executor da Procult. Em hipótese alguma será permitida a presença de público.

QUESTÕES ESPECÍFICAS:

MÚSICA

Álbum de música (álbum, EP, single) pode ser inscrito no Janelas Abertas?

Sim. De acordo com o item 6.1 do Edital, a Música é um dos segmentos artísticos contemplados pelo Prêmio. O proponente pode apresentar videoclipe, uma música ou mesmo um álbum de músicas, desde que não ultrapasse o limite de 60 minutos no total. 

OFICINAS E CURSOS

É possível a proposta de uma oficina ou videoaula que aconteça a partir da relação com o público utilizando plataformas como Zoom?

Não. De acordo com o Edital (Dos Segmentos Artístico-Culturais), poderão ser inscritas gravações de apresentações, arte sonora, vídeo performance, videoarte, portfólio/videofólio de obras e/ou exposições, curta-metragem, documentário, animação, jogos, e-books, entrevistas, palestras, debates, cursos, oficinas, entre outros.

Ainda de acordo com o Edital (Do Objeto – itens 3.1 e 3.2, Das Especificações Da Proposta), o Prêmio visa a selecionar e premiar conteúdos digitais nas modalidades Material Já Produzido, caso em que serão postados exclusivamente nas plataformas Vimeo ou YouTube.

É necessário envio de metodologia detalhada?

O formulário de inscrição, disponibilizado no site oficial, contém um campo para a descrição da proposta, onde o candidato deve apresentar os objetivos e métodos, de forma clara e objetiva.

Para uma proposta de curso, o somatório de todas as aulas deve ter até 60 minutos ou cada aula pode ter até 60 minutos?

Conforme o item 5.1 do Edital, 60 minutos é o tempo máximo total do produto, portanto, não o tempo de cada aula. 

LITERATURA

Há um limite de palavras ou páginas em caso de e-book?

Não há limite de palavras ou páginas para os projetos de livros digitais.

Em qual formato de e-book devo publicar?

Em formatos digitais de padrão aberto e independente de fornecedor, gratuitos e compatíveis com diversos equipamentos, como PDF e Epub.

Em quais plataformas posso publicar meu e-book?

A escolha da plataforma fica a critério do proponente, desde que de acesso público, onde seja possível acessar o arquivo na íntegra, sem que o carregamento fique pesado. Não pode ser em nuvens de armazenamento, como o Google Drive, por exemplo. De acordo com o item 5.2 do Edital, em caso de propostas de e-books, o proponente deverá informar o link de acesso ao material.

A obra literária (E-BOOK) tem que ser inédita ou pode ser já publicada?

Pode ser inédita ou publicada, desde que a publicação tenha ocorrido a partir de janeiro de 2019, conforme o item 3.2 do Edital.

ARTES VISUAIS

É possível inscrever ilustrações?

Sim. As obras de arte visual podem ser apresentadas como uma galeria virtual ou em vídeo  –  como uma apresentação de slides, publicada no YouTube ou Vimeo, com duração máxima de 60 minutos, conforme itens 5.1 e 5.2 e item 6 do Edital, segundo os quais poderão ser inscritas gravações de apresentações, arte sonora, vídeo performance, videoarte, portfólio/videofólio de obras e/ou exposições, curta-metragem, documentário, animação, jogos, e-books, entrevistas, palestras, debates, cursos, oficinas, entre outros.

CINEMA E VÍDEO

É possível fazer a inscrição de uma websérie?

Sim.  É necessário que os vídeos sejam editados em um só arquivo, de modo a fornecer um link único para o produto completo, conforme o item 5.2 do edital, que diz que “deverá ser informado o link de acesso ao material”, no singular. Além disso, a websérie deve somar no máximo 60 minutos de duração.

EDUCAÇÃO

Quais podem ser as plataformas para publicação de um projeto na área de educação?

De acordo com o Edital item 5.1 Material Já Produzido ou Material A Ser Produzido, precisa ser apresentado em formato digital com no máximo 60 minutos de duração, à exceção de e-books, jogos, galerias virtuais e afins, casos em que o material pode ser disponibilizado em qualquer plataforma de acesso público e informado o link de acesso ao material;

De acordo com o item 5.2 Proposta de MATERIAL JÁ PRODUZIDO deve ser postada exclusivamente nas plataformas Vimeo ou YouTube. O link (e senha de acesso, se for o caso) deverá ser informado em campo específico no formulário de inscrição.

Sou professor, não tenho nenhuma experiência no ramo artístico-cultural. Posso inscrever um projeto?

O Edital tem como foco pessoas com comprovada experiência e atuação artístico-cultural. Se, além da docência, tiver desenvolvido alguma ação de caráter cultural, como projetos de extensão,  atividades de cinema comentado (cineclubes), entre outras, apresente em seu portfólio, além do currículo de professor. A Comissão Julgadora irá avaliar a pertinência ou não.